Estamos nas Redes

Publicidade

NACIONAL

Professora Pernambucana Conquista Nota Máxima na Redação do Enem Pela Segunda Vez com Método “Redação Autoexplicativa”

Publicado

Foto: Reprodução/WhatsApp

Lílian Carvalho, de 30 anos, professora de redação e linguagens, foi uma das duas pessoas a obter a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em Pernambuco. Esta foi a segunda vez que Lílian alcançou a pontuação máxima, utilizando o método que ela mesma desenvolveu e ensina aos alunos. Ela reside em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, desde o início da pandemia.

O método, chamado de “redação autoexplicativa”, fundamenta-se na ideia de que o aluno deve redigir como se estivesse se comunicando com alguém sem conhecimento prévio sobre o assunto. Para Lílian, a redação deve ser autoexplicativa, tornando-se clara por si só. A professora, que também é crítica da avaliação das redações no Enem, destaca a importância de seguir uma estrutura composta por introdução, desenvolvimento e conclusão.

No Enem 2023, cujo tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, apenas 60 pessoas em todo o país obtiveram a pontuação máxima, sendo duas delas pernambucanas e apenas quatro provenientes de escolas públicas. Lílian Carvalho ressalta que, apesar dos resultados positivos, é necessário questionar a avaliação, considerando-a deficiente, especialmente pela baixa quantidade de notas máximas atribuídas nacionalmente.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *