Estamos nas Redes

Publicidade

POLÍCIA

Tenente-coronel confirma monitoramento de ministro em investigação da PF

Publicado

Foto: Reprodução/Alan Santos

O tenente-coronel Mauro Cid confirmou o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes em depoimento à PF, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação veio à tona em meio às investigações sobre uma suposta trama golpista na qual integrantes do governo Jair Bolsonaro (PL) teriam acompanhado a rotina, deslocamento e localização do magistrado com o objetivo de prendê-lo após a assinatura de um decreto de golpe de Estado.

Em fevereiro, foi deflagrada uma operação contra o ex-presidente, ex-ministros e ex-assessores, os quais são investigados por tentativa de golpe de Estado e por invalidar as eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva.

Conforme informações da PF, foi identificado um núcleo de inteligência composto pelo general Augusto Heleno, por Mauro Cid e por Marcelo Câmara, que teria monitorado a agenda, o deslocamento aéreo e a localização de Moraes, com o objetivo de garantir a prisão do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda de acordo com a investigação, Cid e Câmara utilizavam o nome “professora” para referir-se ao ministro Alexandre de Moraes. Os deslocamentos realizados pelo ministro entre Brasília e São Paulo durante o período coincidem com as informações fornecidas pelos ex-assessores de Bolsonaro, assim como com as reuniões ocorridas no Palácio da Alvorada para discutir a elaboração de uma minuta golpista.

“Considerando que a minuta do decreto que declarava o Golpe de Estado previa a prisão do ministro Alexandre de Moraes, o acompanhamento e monitoramento da autoridade — inclusive durante o Natal (24/12/2022) — demonstra que o grupo criminoso tinha intenções reais de consumar a subversão do regime democrático, procedendo a eventual captura e detenção do Chefe do Poder Judiciário Eleitoral”, afirma a decisão de Moraes, na ocasião.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *