Estamos nas Redes

Publicidade

POLÍCIA

Operação Narco Grooming: Polícia Federal Desmantela Esquema de Tráfico Interestadual

Quatro Prisões, Apreensões e Sequestro de Veículos em Ação contra Grupo Criminal

Publicado

Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Federal anunciou os resultados da Operação Narco Grooming, desencadeada simultaneamente nas cidades de Manaus, Tabatinga e Sorocaba (SP). O delegado Domingos Sávio revelou que a ação resultou na execução de quatro mandados de prisão preventiva, oito medidas cautelares, 18 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de 44 veículos, muitos deles de luxo.

Segundo as informações divulgadas pelo delegado, durante a operação foram apreendidas drogas, joias e uma barra de ouro com 409 gramas, além de outras prisões em flagrante. Domingos Sávio destacou que as investigações prosseguirão com a análise minuciosa do material apreendido, visando identificar outros envolvidos no esquema criminoso.

As investigações que culminaram na Operação Narco Grooming tiveram início em 2023, após a prisão em flagrante de uma pessoa conhecida como ‘mula’ no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em posse de uma mala contendo drogas, detectada por um cão farejador.

Foto: Junio Matos/A CRÍTICA

O objetivo principal da ação da Polícia Federal foi desarticular um esquema de tráfico de drogas interestadual que recrutava ‘mulas’ para transportar drogas para diversos estados do Brasil, com destaque para São Paulo, além de um núcleo responsável pelo financiamento da prática criminosa.

Durante as investigações, descobriu-se que três integrantes desse núcleo movimentaram cerca de R$ 10 milhões cada um desde 2022, provenientes da lavagem de dinheiro. Eles ofereciam dinheiro e passagens aéreas para recrutas de baixa renda, principalmente jovens entre 20 e 30 anos, para transportar drogas.

Além disso, foram identificados os indivíduos encarregados de receber as drogas e as ‘mulas’ no Aeroporto Internacional de Manaus, bem como a prisão em flagrante de um suspeito com mais de 10 kg de drogas.

Os responsáveis pela lavagem de dinheiro do grupo criminoso utilizavam ‘laranjas’, empresas de fachada e outras técnicas para ocultar a origem ilícita dos recursos, como a compra e venda de veículos.

A Operação Narco Grooming visa reunir provas dos crimes investigados, aprofundar a investigação sobre a origem e o destino das drogas e identificar outros envolvidos no esquema. Os membros da quadrilha responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, crimes que acarretam penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão.