Estamos nas Redes

POLÍCIA

PF cumpre mandados em Manaus durante segunda fase de operação contra facção suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Uma pessoa foi presa e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na capital, nesta quinta-feira (12).

Publicado

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), a segunda fase da “Operação Barões do Arcanjo” que investiga uma facção criminosa suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em todo o país. Nesta etapa, uma pessoa foi presa e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Manaus.

O grupo criminoso atuava principalmente nas regiões do alto e médio Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira, interior do Amazonas.

As investigações da PF tiveram início após a descoberta de uma rota de tráfico no município de São Gabriel da Cachoeira. Segundo a polícia, a droga era transportada para Manaus e, de lá, distribuída por todo o país. Na primeira fase da operação, realizada em outubro, várias pessoas foram presas e 40 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

A PF também identificou que os suspeitos utilizavam códigos e termos disfarçados em conversas, além de rastrear grandes quantidades de drogas em transporte. O esquema incluía ainda a criação de empresas para ocultar os lucros obtidos com o tráfico.

Os suspeitos vão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, podendo ser condenados a penas superiores a 30 anos de prisão.

Primeira fase

No dia 10 de outubro, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase da operação que resultou na prisão de nove pessoas e o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão. De acordo com a investigação a organização criminosa movimentou mais de R$ 30 milhões entre 2022 e 2024. Uma pista de pouso usada na rota do tráfico foi destruída.

A gente apurou que um posto de gasolina era utilizado para lavagem de dinheiro, que estava sendo construído um hotel pela organização criminosa e descobrimos também uma pista de pouso no estado do Pará para distribuição da droga“, informou o superintendente regional da PF João Paulo Garrido.

Fonte: g1 AM




Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza