AMAZONAS
Amazonas registra aumento de 44% nos casos de dengue em 2024, aponta FVS
Número representa um aumento em relação ao ano de 2023. Além disso, o estado registrou, neste ano, cinco óbitos causados pela doença.
O Amazonas registrou um aumento de 44,2% nos casos de dengue em 2024, em comparação com o ano passado. Os dados foram divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) no último boletim epidemiológico publicado na quinta-feira (26).
Este ano também marcou o primeiro caso confirmado de dengue tipo 3 no estado nos últimos 15 anos. De acordo com a FVS-RCP, foram registrados cinco óbitos causados pela doença.
Enquanto em 2023 o estado contabilizou 5.204 casos confirmados, em 2024 o número subiu para 7.507. Esse total abrange os casos registrados desde o dia 1º de janeiro até esta quinta (26). Todos os casos foram confirmados clinicamente pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (LACEN-AM).
Segundo a FVS-RCP, até 26 de novembro deste ano, os municípios com os maiores números de casos confirmados eram:
- Manaus – 2.473 casos de dengue;
- Lábrea – 679 casos de dengue;
- Envira – 661 casos de dengue.
O g1 questionou a FVS-RCP sobre os fatores que motivaram o aumento da doença em todo o estado, além de informações sobre a cobertura vacinal do público-alvo no Amazonas, e aguarda uma resposta.
Fonte: g1 AM