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Superintendente do DNIT confirma conclusão de pontes semi-permanentes na BR-319 em outubro

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Foto: Hudson Fonseca/Aleam

As pontes, em caráter semi-permanente, para a travessia sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, na rodovia BR-319 devem estar concluídas em outubro deste ano. A garantia foi dada nesta terça-feira (13), pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Luciano Moreira de Sousa Filho, durante Audiência Pública, realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para discutir o cronograma das obras de restauração das pontes que colapsaram no ano passado. A iniciativa foi do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil).

“A população quer saber o que acontece e quer encaminhamentos a respeito da solução do problema por parte do DNIT. Nossa intenção é contribuir com o debate e achar uma solução”, explicou o autor da propositura, deputado Roberto Cidade.

O Diretor-superintendente do DNIT, Luciano Moreira, deu detalhes das obras de construção das pontes. “É um assunto que interessa a todo o povo do Amazonas e merece toda a atenção. O DNIT tem trabalhado com muito esforço desde os acidentes que resultaram no desabamento das pontes. A princípio, foi o auxílio aos familiares das vítimas, depois estabelecemos o tráfego no local através de balsas e, por fim, começamos a investigar as causas dos colapsos, através de instituto de pesquisas”, afirmou.

Segundo o superintendente, o órgão está empenhando nas obras de construção das pontes semi-permanentes, com parte em concreto e parte em madeiras, até outubro deste ano. “Mesmo assim, o tráfego não terá o mesmo fluxo de veículos que as antigas pontes, mas pelo menos iremos deixar de utilizar as balsas. Estamos removendo os escombros antes para que possamos iniciar a construção das pontes. Todos os trâmites já foram realizados e agora é só esperar o nível dos rios baixar para podermos iniciar as obras. Sabemos do sacrifício da população e não estamos insensíveis a isso”, afirmou.

Pontes

O desabamento da ponte sobre o rio Curuçá, situada no KM 23 da BR-319, ocorreu em 28 de setembro de 2022. Essa ponte, dentro da área territorial do município do Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), resultou na morte de quatro pessoas, além de 14 feridas, quando sua estrutura colapsou.

Poucos dias depois, em 8 de outubro, foi a vez da ponte sobre o rio Autaz Mirim, localizada no KM 25 da mesma rodovia, cair, desta vez, felizmente, sem vítimas.

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Mantido por Jhony Souza