Estamos nas Redes

NACIONAL

Brasil Recebe Primeira Remessa da Vacina Contra Dengue para Distribuição pelo SUS

Publicado

Foto: Rogério Vidmantas

A primeira remessa da vacina contra a dengue destinada à oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou ao Brasil neste sábado (20). O governo brasileiro recebeu 720 mil doses do imunizante Qdenga, gentilmente cedido sem custos pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

O Ministério da Saúde contará com um total de aproximadamente 1,32 milhão de doses, incluindo 600 mil unidades fornecidas gratuitamente pela fabricante e a aquisição de 5,2 milhões de doses, a serem entregues de forma gradual até novembro deste ano.

Com uma capacidade total de 6,52 milhões de doses para o ano corrente, mais de 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas, considerando que o esquema requer a aplicação de duas doses com intervalo mínimo de 90 dias entre elas.

Para 2024, a vacinação será direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo que apresenta maior índice de hospitalizações por dengue, após os idosos, que atualmente não têm a vacina liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão é iniciar a aplicação das primeiras doses em fevereiro.

Dada a limitada capacidade de produção, o Ministério da Saúde, em colaboração com conselhos das Secretarias de Saúde estaduais e municipais, estabeleceu critérios para a distribuição das doses, priorizando municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou superior a 100 mil habitantes.

O Brasil se destaca como pioneiro ao ser o primeiro país a disponibilizar a vacina contra a dengue no sistema público universal. A incorporação da vacina ao SUS ocorreu em dezembro de 2023, sendo aprovada rapidamente pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

A vacina japonesa, aprovada pela Anvisa em março do ano passado, já estava disponível em clínicas privadas desde julho. Podendo ser aplicada em pessoas de 4 a 60 anos, independentemente da exposição prévia à doença, o imunizante utiliza a tecnologia de vírus atenuado, apresentando eficácia de 80,2% contra a dengue, com proteção por 12 meses após a segunda aplicação.

Vale ressaltar que, por ser composta por vírus enfraquecido, a vacina é contraindicada para gestantes, lactantes, indivíduos com imunodeficiência ou sob tratamento imunossupressor, motivo pelo qual ainda não foi aprovada para aplicação em idosos pela Anvisa.

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza