Estamos nas Redes

Publicidade

POLÍTICA

Protesto de Bolsonaro reúne 185 mil pessoas na Avenida Paulista, diz pesquisa da USP

Publicado

Foto: Alisson Sena/Estadão

O protesto convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (25) na Avenida Paulista atraiu cerca de 185 mil participantes por volta das 15h, momento de maior aglomeração, segunda estimativa do Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP).

Por outro lado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo declarou que 600 mil pessoas estariam presentes no local e 750 mil no total, considerando o público nas ruas adjacentes. Na manifestação de Bolsonaro no feriado de 7 de setembro de 2021, quando ainda era presidente, a Polícia Militar — então sob o comando de João Doria, do PSDB — calculou 125 mil participantes.

Os pesquisadores da USP realizam a projeção com base em imagens aéreas, e o número final é calculado no momento de maior concentração de manifestantes, explicou um dos coordenadores do projeto, Pablo Ortellado.

Para a contagem de público, o erro percentual médio é de 12% para mais ou para menos nas imagens aéreas com mais de 500 pessoas.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *