Estamos nas Redes

Publicidade

NACIONAL

Baixa Procura por Vacina Contra Dengue Preocupa Autoridades

Publicado

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom - Agência Brasil

Apenas uma fração das doses disponíveis da vacina contra a dengue foi aplicada até o momento, revelou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (8). De um total de 1,2 milhão de doses distribuídas para 521 municípios, apenas 250 mil foram administradas.

Inicialmente destinada a crianças de 10 e 11 anos, a vacinação contra a dengue tem enfrentado baixa procura, levando o Ministério da Saúde a expandir a faixa etária elegível para adolescentes de 12 a 14 anos. A preocupação é alta, especialmente considerando que esse grupo concentra um alto número de hospitalizações devido à doença.

Os esforços para aumentar a adesão à vacinação incluem alertas emitidos por profissionais de saúde, como a pediatra Natália Bastos, que destaca a segurança e eficácia da vacina. Apesar de pequenos efeitos colaterais, a imunização oferece proteção significativa contra a dengue, uma doença que tem visto um aumento nos casos.

A disponibilidade da vacina gratuitamente nos centros de saúde representa uma oportunidade valiosa para os pais protegerem seus filhos contra a dengue. O apelo é claro: procurar a vacina com urgência para garantir a segurança e saúde das crianças e adolescentes.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *