Estamos nas Redes

Publicidade

AMAZONAS

Hemoam convoca doadores de sangue devido a estoque crítico

Publicado

Foto: Rafael Marques/Hemoam

Esta semana, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou uma queda significativa no número de doações de sangue, levando o estoque a um estado crítico. Com isso, o órgão está convocando doadores para comparecerem à Fundação e contribuírem com doações.

No dia 12 de março, o Hemoam recebeu apenas 120 doações, menos da metade da necessidade diária do hemocentro. O impacto mais severo foi observado nas doações dos tipos sanguíneos O+ e O-, que estão muito abaixo da meta diária estabelecida.

A redução no comparecimento de doadores e as inaptidões têm sido os principais fatores que contribuíram para o estoque crítico. Muitas pessoas deixam de doar devido às doenças sazonais do período, como gripes, COVID-19 e dengue. Dos quase 2 mil comparecimentos este mês, cerca de 35% foram considerados inaptos.

O estoque crítico representa uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde, podendo comprometer a realização de procedimentos como cirurgias e transfusões para pacientes com doenças crônicas, câncer e vítimas de acidentes.

Os requisitos para doação são simples: estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Para os doadores entre 16 e 17 anos, é necessário comparecer acompanhado do responsável ou representante legal. Além disso, é importante estar bem alimentado e possuir um documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam está aberto de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.