Estamos nas Redes

Publicidade

AMAZONAS

Amazonas inicia vacinação nas escolas para menores de 15 anos com esquema vacinal atrasado

Publicado

(Foto: Agência Brasil)

Nesta terça-feira (19/03), o Amazonas dá início à estratégia de multivacinação nas escolas para menores de 15 anos com esquema vacinal atrasado. A ação, em conformidade com a recomendação do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, segue as orientações da Nota Técnica Nº16, disponível para acesso no link.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde. O período de vacinação nas escolas será estendido até 19 de abril.

Segundo Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, a estratégia controlada com o Programa Saúde na Escola (PSE) busca facilitar o acesso à vacinação para aqueles que têm dificuldades de espera aos postos de saúde durante os horários de rotina.

Para Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, o treinamento realizado junto aos coordenadores municipais de imunização preparou as equipes para a campanha. Ele destaca a importância da parceria entre saúde e educação, ressaltando que as ações nas escolas seguem os cronogramas definidos pelas secretarias municipais de saúde.

A gerente de imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, destaca que além da vacinação, serão realizadas ações educativas para reforçar a importância da imunização na prevenção de doenças.

A estratégia de multivacinação abrangerá todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, garantindo a administração de todas as doses do esquema vacinal em atraso para crianças e adolescentes menores de 15 anos. As vacinas incluídas são: Poliomielite inativada (VIP), Poliomielite oral (VOP), Pentavalente, Tríplice Viral, Febre Amarela, Tríplice viral, HPV e Meningocócica ACWY.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *