Estamos nas Redes

Publicidade

AMAZONAS

Indígenas do Lago do Paracuúba desmentem nota fake sobre exploração de potássio em Autazes

Publicado

Na última quarta-feira (10), uma matéria de cunho tendencioso circulou nas redes sociais falando sobre a licença de implementação da Potássio do Brasil em Autazes, no interior do Amazonas.

O Portal CM7 Brasil foi a fundo apurar os detalhes dessa fake news, inclusive com documentos que comprovam que os indígenas apoiam o progresso que o empreendimento vai trazer para a região.

No documento assinado pelo tuxaua, José Antônio da Silva Lima, da terra indígena do Lago do Paracuúba, a aldeia conta com uma comissão de lideranças e somente eles podem falar em nome da tribo.

xr:d:DAGCJnphSLk:21,j:25194390162471850,t:24041202

“A partir desse momento, NÃO ACEITAREMOS que ninguém fale ou faça documento em nome da Aldeia Paracuúba sem a autorização do tuxaua e a comissão”, diz trecho do documento.

Ainda conforme a liderança, a matéria está falando inverdades quando afirma que a terra indígena do Lago do Paracuúba enviou uma carta de repúdio ao Ministério Público Federal (MPF).

“Em nenhum momento foi feito carta de repúdio contra o licenciamento de implantação da empresa”, fala outro trecho do documento.

Os indígenas também repudiam o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte I, e a Rede Eclesial Pan-Amazônica Brasil, que emitiram uma nota falando que se unem ao povo de Paracuúba contra a instalação da Potássio do Brasil.

Mas como emitido em nota pelo tuxaua José Antônio, tal afirmação também é leviana e não condiz com a realidade e vontade da comissão de liderança.

VEJA O DOCUMENTO

Fonte: Portal CM7 BRASIL