Estamos nas Redes

POLÍTICA

Brasil Decide Recolher Embaixador em Israel em Meio a Crise Diplomática

Publicado

Foto: Reprodução

O governo brasileiro anunciou nesta semana a decisão de chamar de volta o embaixador em Israel, Frederico Meyer, de sua missão em Tel Aviv, enviando-o de volta ao Brasil ainda nesta terça-feira (20). A medida é uma resposta à convocação feita pelo governo israelense para que Meyer visitasse o Museu do Holocausto em Jerusalém, interpretada como uma provocação pela diplomacia brasileira.

Ao retornar ao Brasil, Meyer tem agendada uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o presidente Lula. O ministro Vieira também convocou o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para uma reunião no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (19).

A crise entre Brasil e Israel eclodiu após comentários do presidente Lula sobre o conflito entre Israel e Palestina. Em declaração feita no domingo (18) em Adis Abeba, capital da Etiópia, Lula comparou a situação dos palestinos na Faixa de Gaza ao holocausto promovido pelo regime nazista alemão.

As declarações de Lula foram criticadas pelo governo israelense e por entidades israelitas no Brasil. Em resposta, Lula foi declarado “persona non grata” em Israel, significando que o presidente brasileiro não é bem-vindo no país até que se desculpe pelas suas afirmações.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2023 Portal Correio Amazonense. Todos os direitos reservados.

Mantido por Jhony Souza