Estamos nas Redes

Publicidade

INTERNACIONAL

Ativistas Contra Mudanças Climáticas Protestam no Louvre

Publicado

Foto: Reprodução

Na manhã de domingo (28), duas ativistas contra as mudanças climáticas provocaram agitação ao jogar sopa no vidro protetor em frente à icônica pintura “Mona Lisa”, no museu do Louvre, em Paris.

As manifestantes, representando a organização francesa “Riposte Alimentaire” (Resposta Alimentar), buscaram chamar a atenção para a proteção do meio ambiente e das fontes de alimentos, conforme comunicado emitido pela organização.

Enquanto jogavam a sopa, as ativistas questionavam em francês: “O que é mais importante? A arte ou o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?”

As manifestantes conseguiram atravessar uma barreira de segurança para se aproximar da pintura antes de serem removidas pelos seguranças do museu. Funcionários do Louvre tentaram cobri-las com uma tela preta após a ação.

Este incidente se soma a uma série de protestos nos últimos anos, nos quais ativistas direcionam sua indignação para obras de arte famosas como forma de aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas. Em 2022, a proteção em frente à “Mona Lisa” também foi alvo de protesto, quando foi atacada com creme.

Outras manifestações incluíram o lançamento de sopa nos “Girassóis” de Vincent Van Gogh, na Galeria Nacional de Londres, em outubro de 2022, e, no mês seguinte, ativistas colaram-se às pinturas de Goya no museu do Prado, em Madri.