Estamos nas Redes

Publicidade

NACIONAL

Lula critica política de Cultura de Bolsonaro durante evento de sanção do Sistema Nacional de Cultura

Publicado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira, 4, a política de Cultura do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante o evento de sanção ao projeto que institui o Sistema Nacional de Cultura (SNC), Lula destacou a importância da valorização dos artistas e da cultura para o país.

O sistema, comparado pelo governo como o “SUS da Cultura”, foi saudado por Lula como uma medida crucial para o fortalecimento do setor. Ele também defendeu a continuidade da Lei Rouanet, rebatendo críticas de que a contar um “desfalque dos cofres do Tesouro para sustentar ‘vagabundos'”.

A cerimônia ocorreu no Teatro Luiz Mendonça, em Recife (PE), contando com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB). Lula enfatizou que o sistema de cultura existe desde 2012, mas só agora foi regulamentado, após aprovação pelo Congresso em março.

Para que o sistema de cultura fosse aprovado no Congresso, a base do governo Lula teve que fazer concessões aos setores conservadores do Legislativo, incluindo critérios como “moralidade pública” e “zelo aos valores religiosos” para o financiamento de projetos via SNC.

O evento evidenciou as diferenças de visões sobre a cultura entre os dois governos, ressaltando o papel fundamental da política cultural na construção da identidade nacional e no fomento à diversidade artística e cultural do país.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *