Estamos nas Redes

Publicidade

INTERNACIONAL

Venezuela antecipa eleições presidenciais, oposição enfrenta obstáculos

Publicado

Foto: Reprodução/Internet

O Conselho Eleitoral Nacional da Venezuela, controlado pelo regime de Nicolás Maduro, definiu para 28 de julho as eleições presidenciais no país. Os dados foram anunciados pelo presidente do conselho, Elvis Amoroso, na terça-feira (5).

Maduro, que está no poder desde 2013, buscará uma “reeleição”, embora ainda não haja informações sobre possíveis candidatos de oposição, já que os principais líderes foram proibidos de participar. María Corina Machado, vitoriosa nas primárias da oposição em outubro, foi considerada inelegível pelo Supremo Tribunal, assim como outros opositores como Henrique Capriles e Juan Guaidó.

Originalmente planejado para o segundo semestre de 2024 com observadores internacionais, incluindo a União Europeia e a ONU, as eleições foram antecipadas para coincidir com o aniversário de Hugo Chávez, falecido em 2013.

O cenário eleitoral tenso na Venezuela surge após o compromisso de Maduro com eleições transparentes, condição para os EUA levantarem avaliações ao setor petrolífero. Com sinais recentes de que Maduro pode não cumprir a promessa, os EUA reintroduziram avaliações nos últimos meses.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *