Estamos nas Redes

Publicidade

POLÍCIA

Associação dos Delegados da Polícia Federal alerta para riscos em operações devido a cortes orçamentários

Publicado

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) emitiu uma nota de alerta, expressando preocupação com os cortes previstos para o orçamento da corporação. Segundo a ADPF, se esses cortes se concretizarem, haverá sérios riscos para a manutenção de serviços essenciais, podendo até mesmo inviabilizar a deflagração de algumas operações investigativas.

O contingenciamento de recursos ultrapassa a marca de R$ 100 milhões, de acordo com a ADPF. A associação destaca que, se os cortes forem confirmados, não haverá recursos suficientes para o pagamento de diárias dos servidores, pois o dinheiro destinado a essa finalidade foi antecipado de maio para abril.

“A consequência disso será o cancelamento de grandes operações e a impossibilidade de atuação de policiais federais nas regiões mais vulneráveis do país”, ressalta a nota da ADPF.

Além disso, a associação aponta que o corte no orçamento afetará serviços importantes como a emissão de passaportes e de imigração, prejudicando tanto os cidadãos brasileiros quanto os estrangeiros que buscam entrar no país.

A ADPF reconhece as dificuldades econômicas e financeiras enfrentadas pelo governo, mas espera que haja um imediato remanejamento de despesas e uma melhor gestão dos recursos disponíveis, de modo a garantir que sejam aplicados de forma inteligente, contemplando as necessidades de custeio e investimentos na Polícia Federal.

Procurado pela Agência Brasil, o Ministério da Justiça explicou que os remanejamentos e cortes orçamentários têm sido realizados em busca do enquadramento no Regime Fiscal Sustentável, visando à sustentabilidade fiscal do país. No entanto, o ministério ressaltou que está trabalhando para recompor parte do orçamento, em colaboração com outros órgãos governamentais, visando minimizar os impactos na execução das ações previstas para 2024.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *