Estamos nas Redes

Publicidade

NACIONAL

STF investigará Eduardo Pazuello por mortes por falta de oxigênio em Manaus

Publicado

Foto: Sérgio Lima / AFP

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou que irá investigar o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (PL-RJ), em relação às mortes de pacientes em Manaus por falta de oxigênio na rede hospitalar durante o auge da crise da Covid-19.

Segundo informações da revista Veja, a investigação do caso chegou ao STF e foi designada ao ministro Gilmar Mendes, que já é relator do inquérito que apura a conduta do governo federal, incluindo a do ex-ministro, durante a pandemia de Covid-19. De acordo com a apuração realizada pelo Ministério Público, 31 pessoas perderam a vida devido à escassez de oxigênio nos dias 14 e 15 de janeiro de 2021, quando o sistema de saúde de Manaus entrou em colapso.

A gravidade da situação é ressaltada pelo fato de que, segundo um documento da Advocacia-Geral da União (AGU), a gestão de Pazuello estava ciente do “iminente colapso do sistema de saúde” do Amazonas dez dias antes da tragédia ocorrer.

Esta não é a primeira vez que Pazuello se vê no centro de uma investigação relacionada ao caos em Manaus. Em janeiro de 2021, o então ministro do STF, Ricardo Lewandowski, atual titular da pasta da Justiça e Segurança Pública, determinou a abertura de um inquérito policial para averiguar possíveis condutas criminosas do ex-ministro da Saúde em relação ao mesmo problema. As mortes causadas pela falta de oxigênio em Manaus geraram uma onda de indignação e críticas à gestão do governo federal durante a crise sanitária. A situação na capital do Amazonas destacou a fragilidade do sistema de saúde e expôs as consequências diretas da falta de planejamento e de medidas eficazes para conter a propagação do vírus e garantir o atendimento adequado à população.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *