Estamos nas Redes

Publicidade

NACIONAL

Justiça Eleitoral lança Semana do Jovem Eleitoral 2024 para incentivar alistamento de adolescentes

Publicado

foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (18), a Justiça Eleitoral deu início à Semana do Jovem Eleitoral 2024, uma iniciativa inovadora para incentivos ao alistamento eleitoral de jovens entre 15 e 17 anos, que, apesar de não serem obrigados, já possuem o direito de votar nas eleições legislativas de outubro.

A campanha também tem como alvo aqueles que serão obrigados a votar pela primeira vez, pois completarão 18 anos antes do pleito, marcados para os dias 6 e 27 de outubro, respectivamente para o primeiro e segundo turno.

De acordo com a Justiça Eleitoral, entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens na faixa etária entre 15 e 17 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor. O adolescente de 15 anos já pode se alistar caso complete 16 anos até o dia do primeiro turno, idade mínima para votar.

Durante uma semana de mobilização promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é comum concentrar uma grande parte do alistamento eleitoral dos jovens. Antes das eleições de 2022, por exemplo, foram registrados 100 mil novos registros feitos por jovens nos cinco dias da campanha, que costumam contar com a adesão de celebridades, figuras públicas e instituições.

A mobilização ocorre geralmente entre os meses de março e abril, algumas semanas antes do fechamento do período de alistamento eleitoral antes da eleição. Neste ano, o limite de dados para tirar o título de eleitor é 8 de maio. Após esses dados, o cadastro de participações fica fechado até depois do pleito.

A campanha deste ano, focada nas redes sociais como Instagram e TikTok, adota o mote “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”. Todo o material de mobilização está disponível no portal do TSE.

“Para conteúdos autorais, as mensagens podem conter informações sobre como tirar o título eleitoral, voto facultativo e obrigatório, cadastro biométrico e a importância da participação da juventude nos processos eleitorais e políticos”, orienta o TSE para aqueles que desejam compartilhar o material da campanha.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *